O atual presidente do Corinthians não está nada satisfeito com o time que montou até o momento. Após desligar o técnico da equipe e anunciar Ramón Díaz como novo treinador em julho, Augusto Melo continua em busca de novas contratações para melhorar a campanha do Corinthians em 2024.
Vale ressaltar que a equipe alvinegra segue decepcionando a torcida em campo. Apesar disso, o investimento do Timão em reforços para a segunda fase do Campeonato Brasileiro foi grande, somando-se à já vultosa quantia que o clube desembolsou no começo do ano com as novas contratações. Veja a seguir, então, quem chegou na última leva de novidades do alvinegro e os impactos das contratações no clube.
Os novos nomes do Corinthians
A janela de transferências da segunda metade do ano segue até o dia 2 de setembro. Porém, mesmo tendo fechado com vários jogadores, Augusto Melo e Ramón Díaz sentem que ainda há alguns buracos a serem fechados no elenco. Até o momento, foram confirmados sete novos nomes no time da Gaviões da Fiel.
O goleiro Hugo Souza, o zagueiro André Ramalho, os volantes Alex Santana e Charles, e o atacante Talles Magno já foram anunciados. Além disso, José Martínez deve reforçar a zaga enquanto Héctor Hernández deverá complementar o ataque.
Contudo, a equipe técnica do Corinthians afirma que ainda precisa de mais um atacante – agora um de velocidade – e um lateral esquerdo para estruturar a equipe de vez. No entanto, caso não consiga suprir essas contratações, o time acredita que possa seguir de forma adequada nos campeonatos.
Quem chegou ao Timão em 2024?
Entre passes comprados, empréstimos e negociações sem custos, o Corinthians já contratou 19 novos reforços ao longo de 2024. Foram eles:
- Rodrigo Garro
- Félix Torres
- Pedro Raul
- Matheuzinho
- Alex Santana
- Raniele
- José Martínez
- Charles
- Talles Magno
- Maycon
- Pedro Henrique
- Hugo Souza
- André Ramalho
- Héctor Hernández
- Diego Palacios
- Hugo
- Igor Coronado
- Cacá
- Gustavo Henrique
Os impactos das contratações no Corinthians
Uma das principais questões quando se fala em muitas contratações é o financeiro. Isso porque os cofres do Corinthians não estão muito saudáveis em 2024, e o alto investimento em novos jogadores pode ser um fator de risco.
Somente nesta janela, o clube já investiu cerca de R$ 43 milhões nas contratações citadas acima. Assim, ao todo, o alvinegro já comprometeu mais de R$ 174 milhões de seu orçamento somente em reforços.
E vale lembrar que o Corinthians tem optado por pagar parcelado suas propostas milionárias, o que nem sempre tem dado certo. Um exemplo é o caso de Raniele, do Cuiabá. O timão não conseguiu cumprir com o pagamento e agora o caso corre na justiça.
Mas a esperança da diretoria, da equipe técnica e da torcida corinthiana é que as contratações melhorem a situação do clube em 2024. A equipe não terminou a primeira fase do Brasileirão na melhor de suas classificações. Assim, passadas 23 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Timão venceu apenas quatro partidas nesta temporada. Agora, o Corinthians amarga a 17ª colocação, com apenas 22 pontos, enquanto luta contra o fantasma do rebaixamento.