A temporada que o Cruzeiro está tendo na Série A do Brasileirão é bastante surpreendente. A Raposa está na parte de cima da tabela e, em boa parte dos jogos que fez, teve ótimos desempenhos até então. No entanto, talvez a campanha pudesse ser ainda melhor se todos os seus principais atletas estivessem disponíveis no campo. Afinal, uma das lesões que o Cruzeiro teve em 2024 foi nada menos de um dos melhores atacantes que o elenco tinha.
Leia o texto a seguir para descobrir quem é essa figura e veja o quadro de machucados atual do clube de minas. Além disso, confira qual o plantel do Cabuloso neste ano.
Todos os atletas do time
Em primeiro lugar, vamos identificar quais são os nomes que vestem a camisa cruzeirense nesse momento. De acordo com o Transfermarkt, são 32 jogadores ao todo:
- Goleiros: Gabriel Grando, Cássio, Anderson, Léo Aragão;
- Zagueiros: Zé Ivaldo, Lucas Villalba, João Marcelo, Weverton, Jonathan Jesus, Pedrão;
- Laterais: Marlon, Kaiki, William, Wesley Gasolina;
- Meias: Walace, Lucas Romero, Fabrizio Peralta, Fernando Henrique, Lucas Silva, Matheus Henrique, Ramiro, Japa, Vitinho, Álvaro Barreal, Matheus Pereira, Mateus Vital;
- Atacantes: Arthur Gomes, Gabriel Veron, Kaio Jorge, Juran Dinenno, Lautaro Díaz, Rafa Silva.
O comandante atual é o brasileiro Fernando Seabra. Ele está no clube desde o mês de abril e possui um contrato firmado até o último dia de dezembro.
As lesões do Cruzeiro em 2024
Já que você descobriu o plantel do time mineiro, hora de saber quem está lesionado. Ao todo, são apenas duas peças atualmente, mas uma delas é bem sentida pelo torcedor:
- Gabriel Veron (desde 23/07/2024): lesão na coxa;
- Rafa Silva (desde 14/08/2024): problemas com o tendão rotuliano.
Como é possível identificar, entre ambos os nomes, Veron foi o que teve maiores complicações. Ele já perdeu cinco jogos com a equipe e ainda não se tem previsão de retorno, embora o departamento médico do clube afirme que sua recuperação está em um estágio mais avançado que o de Rafa.
Qual das lesões do Cruzeiro afeta mais o grupo?
Por mais que Rafa possa ser útil ocasionalmente, não há dúvidas que Veron é o grande desfalque até então. O atacante foi emprestado pelo Porto durante uma temporada e vinha sendo uma das principais peças no ataque desde que chegou à Toca da Raposa. Os seus números, antes da lesão, eram de quatro gols e uma assistência em 21 jogos.
No entanto, quando retornar, o atleta precisará encontrar seu espaço novamente. Isso porque Lautaro Díaz e Kaio Jorge chegaram para competir pela posição e têm totais condições de manter a titularidade, mesmo com a volta de Veron.
O cenário atual do clube
É notável que a situação do Cabuloso é bem positiva nesse momento. O time ocupa a sétima colocação no Campeonato Brasileiro, com 37 pontos em 22 partidas, e tem boa chance de garantir vaga em competições internacionais no ano que vem.
Além disso, está vivo na Copa Sul-Americana e disputa a fase de oitavas de final contra o Boca Juniors.