O Cruzeiro é figura constante na Sul-Americana, torneio de futebol secundário da Conmebol. A Raposa contabiliza sete participações, mas nunca levantou o caneco. Em 2024, o time azul disputa as oitavas de final da competição, mas será que desta vez a equipe vai longe? Acompanhe o desempenho do Cruzeiro na Copa Sul-Americana e as estatísticas.
Como está o desempenho do Cruzeiro na Copa Sul-Americana em 2024?
O Cruzeiro assegurou a vaga na fase de grupos da Sul-Americana de 2024 após terminar o Brasileirão em 14º lugar. Também participam do torneio os brasileiros Internacional, Fortaleza, Athletico Paranaense, Corinthians, Cuiabá e RB Bragantino.
O elenco mineiro apresentou uma campanha regular na fase de grupos. Em seis partidas, venceu três e empatou também três, com oito gols marcados e apenas três sofridos. Não entregou atuações fora de série, além de ter tropeçado em casa para um dos adversários mais fracos da chave. Com dois gols, Matheus Pereira é o atual artilheiro do time na competição.
A Raposa caiu no grupo B, ao lado do Universidad de Quito (Equador), Alianza Petrolera (Colômbia) e Unión La Calera (Chile). Foram três jogos em casa e três fora, no sistema de pontos corridos.
O Cruzeiro estreou com empate sem gols diante do Universidad de Quito, em 4 de abril, no Olímpico Atahualpa. Na segunda rodada, a Raposa saiu na frente, mas tomou o empate do Alianza Petrolera em 3 a 3, no Mineirão.
Então, na terceira rodada, outro empate sem gols, desta vez com o Unión La Calera, no Estádio de Concepción. Pela quarta rodada, o clube mineiro venceu a primeira, por 3 a 0, sobre o Alianza, no Armando Maestre Pavajeau.
Na quinta rodada, o esquadrão superou o time chileno por 1 a 0, enquanto na sexta e última, ganhou do Universidad pelo mesmo placar. Com 12 pontos, o Cruzeiro avançou direto para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.
- GRUPO B
- 1) Cruzeiro – 12 pontos (três vitórias e três empates)
- 2) Universidad de Quito – 11 pontos (três vitórias, dois empates e uma derrota)
- 3) Alianza Petrolera – 5 pontos (uma vitória, dois empates e três derrotas)
- 4) Unión La Calera – 4 pontos (uma vitória, um empate e quatro derrotas)
Chaveamento do Cruzeiro até a final
O Cruzeiro já sabe qual é o caminho para chegar até a última partida da Sul-Americana. O elenco não irá encontrar brasileiros em nenhuma etapa, mas certamente cruzará com gigantes sul-americanos.
Sabe-se que o clube mineiro não terá vida fácil na competição, mas é certo que a equipe tem nível suficiente para bater cada adversário.
O primeiro desafio da Raposa é o Boca Juniors, nas oitavas de final. Os argentinos abriram vantagem no primeiro confronto por 1 a 0, em La Bambonera, porém o Cruzeiro tem chance de reverter o placar no Mineirão. Em caso de derrota, está eliminado.
Se vencer, terá pela frente nas quartas de final o Libertad ou o Sportivo Ameliano, ambos do Paraguai. Daí, vai esbarrar no Palestino, Independiente Medellín, LDU Quito ou Lanús na semifinal.
A final da Sul-Americana está marcada para 23 de novembro de 2024, em Assunção, no Paraguai. A Conmebol ainda irá definir o estádio e o horário.
Então, acompanhe a trajetória do Cruzeiro na etapa final:
- OITAVAS DE FINAL:
- Cruzeiro x Boca Juniors
- QUARTAS DE FINAL:
- Cruzeiro ou Boca Juniors x Libertad ou Sportivo Ameliano
- SEMIFINAL:
- Cruzeiro ou Boca Juniors x Palestino, Independiente Medellín, LDU Quito ou Lanús
Quantos títulos da Sul-Americana o Cruzeiro tem?
O Cruzeiro esteve em campo na Copa Sul-Americana em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2017 e 2024. Nunca chegou à grande final e nem levantou o troféu. O mais longe que chegou, inclusive, foi nas oitavas de final.
Em 2003, o ano de estreia, perdeu para o Palmeiras e o São Caetano. No ano seguinte, em 2004, o clube caiu nas oitavas para o Internacional. O cenário se repetiu em 2005, ao perder para o Vélez.
Nos anos de 2006, 2007 e 2017, a Raposa também não passou da fase preliminar. Em 2024, pode fazer a melhor campanha da sua história se passar o Boca Juniors nas oitavas.
A seguir, o resultado do time em cada edição:
- 2003 – fase preliminar
- 2004 – oitavas de final
- 2005 – oitavas de final
- 2006 – fase preliminar
- 2007 – fase preliminar
- 2017 – fase preliminar
- 2024 – oitavas de final (até o momento)