Ainda que tenha sofrido mais que seus rivais por conta da tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul, o Colorado conseguiu dar a volta por cima e termina o ano com um dos melhores desempenhos do Brasil. Confira como foram os Jogos do Inter depois da chuva no RS.
Análise de partidas do Internacional em 2024
Devido à tragédia no Sul em 2024, o time gaúcho ficou um mês sem jogar. Na época, o gramado do Beira-Rio ficou alagado, assim como o Centro de Treinamento do clube.
Sendo assim, a equipe então comandada por Eduardo Coudet teve que viajar para o interior de São Paulo para poder conseguir voltar a trabalhar. O retorno aos jogos oficiais ocorreu contra o Belgrano, na Arena Barueri, quando o Colorado terminou com uma derrota por 2 a 1.
Entretanto, nos próximos 12 jogos disputados pelo time, foram apenas cinco vitórias, quatro derrotas e três empates. Desta maneira, a diretoria colorada decidiu encerrar o ciclo de Eduardo Coudet depois da derrota por 2 a 1 para o Juventude no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Posteriormente, já com Roger Machado como técnico, o Internacional ficou cinco partidas sem vencer, o que aumentou a pressão sobre o trabalho do treinador. No entanto, com o tempo, o time se encaixou.
Atualmente, a última derrota da equipe gaúcha foi em 18 de agosto, quando perderam para o Atlético-GO por 1 a 0 fora de casa. Desde então, são 16 partidas de invencibilidade, com 12 vitórias e quatro empates.
Como o Inter oscilou no Campeonato Brasileiro depois da chuva no RS?
Durante o maior momento de crise de sua temporada, o Internacional chegou a ficar na beira da zona de rebaixamento. Em 4 de agosto, o clube empatou com o Palmeiras, no quarto jogo de Roger Machado no comando, até então sem vitórias.
Posteriormente, o clube oscilou entre a 14ª e a 16ª posição, e desde então não parou de subir na tabela. Entre a 19ª e a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe gaúcha foi de 13ª para a sexta colocação do Brasileirão.
Pelo que o Internacional briga neste fim de ano?
Na reta final do Campeonato Brasileiro, como as vitórias sobre Fluminense e Criciúma, o Internacional entrou na zona de classificação para a Libertadores. Atualmente, o time ainda não tem sua vaga direta garantida.
Entretanto, os comandados por Roger Machado não podem mais ser ultrapassado pelo Cruzeiro. Sendo assim, os gaúchos já têm sua vaga na competição sul-americana ao menos para as prévias.
Apesar disso, matematicamente, o Internacional sonha com o título até seu jogo pela 36ª rodada, quando enfrentou o Flamengo. No entanto, as chances de levantar o troféu sempre foram remotas, mas o grupo confiou.
“Acreditamos (no título) desde o primeiro momento que começamos o campeonato de recuperação. Colocamos metas de curto e longo prazo, que era ter bom aproveitamento dos jogos atrasados, bom aproveitamento dentro de casa. Sabíamos que isso nos colocaria na primeira página e começaria a construir elementos como busca na Libertadores, depois disso, o mais rápido possível a fase grupos. Isso mantém a chama acesa de vislumbrar a chance de título, que é possível matematicamente”, afirmou Roger Machado, depois da vitória contra o Red Bull Bragantino.
Todos os jogos do Inter depois da chuva no RS
Confira as partidas disputadas pelo Colorado após a tragédia no estado:
Brasileirão 2024
- Internacional 4–1 Red Bull Bragantino
- Internacional 1 – 0 Vasco
- Fluminense 1–2 Internacional
- Internacional 2–0 Criciúma
- Flamengo 1–1 Internacional
- Internacional 3 – 1 Atlético Mineiro
- Corinthians 2–2 Internacional
- Internacional 3–1 Vitória
- Internacional 2–2 Red Bull Bragantino
- São Paulo 1–3 Internacional
- Internacional 3–0 Cuiabá
- Internacional 3–1 Fortaleza
- Juventude 1–3 Internacional
- Cruzeiro 0–0 Internacional
- Internacional 1–0 Cruzeiro
- Atlético Goianiense 1–0 Internacional
- Internacional 2–1 Juventude
- Athletico Paranaense 2–2 Internacional
- Internacional 1–1 Palmeiras
- Bahia 1–1 Internacional
- Internacional 1–2 Vasco
- Fluminense 1–1 Internacional
- Criciúma 1–1 Internaciona
- Internacional 1–2 Atlético-MG
- Grêmio 0–1 Internacional
- Internacional 1–0 Corinthians
- Vitória 2–1 Internacional
- Internacional 0–0 São Paulo
- Cuiabá 0–1 Internacional
Copa Sul-Americana 2024
- Internacional 1–1 Rosario Central (Playoff Ida)
- Rosario Central 1–0 Internacional (Playoff Volta)
- Real Tomayapo 0–2 Internacional
- Internacional 1–0 Delfin
- Internacional 1–2 Belgrano
Copa do Brasil 2024
- Internacional 1–2 Juventude
- Juventude 1–1 Internacional