O Athletico-PR vem fazendo uma temporada bem interessante em 2024. O clube do Paraná, mesmo com duas trocas de técnico e um desempenho bem aquém dos últimos anos, possui bons resultados até então. Tanto nos jogos em casa quanto nos jogos fora do Athletico Paranaense, é possível notar que o grupo é competitivo e possui excelentes peças. Resta agora saber se, nesta reta final, irá conseguir ir longe nos torneios em que está vivo.
Leia o texto a seguir para saber mais sobre o assunto e veja os números que o time apresenta. Além disso, confira uma perspectiva para o Furacão neste fim de ano.
Os dados do Athletico
Primeiramente, é necessário conferir os dados da equipe, no geral, para entender o contexto de 2024. Ao todo, segundo a plataforma OGOL, os paranaenses disputaram 51 partidas até agora. O retrospecto é de 29 vitórias, dez empates e 12 derrotas.
Somando a isso, foram 86 gols marcados e 43 sofridos. O que significa que, em média, o Rubro-Negro faz 1,6 gols por jogo e leva 0,43 bolas na rede a cada confronto. Não são números espetaculares, mas mostram que as atuações dos jogadores são bem sólidas.
Esses dados, aliás, são o suficiente para que o Athletico ainda tenha chances de ir longe em duas competições no ano: Sul-Americana e Copa do Brasil. No torneio nacional, os athleticanos derrotaram o Red Bull Bragantino por 5 a 2 no agregado e estão na fase de quartas de final. Já no evento continental, o grupo superou o Belgrano, da Argentina, no primeiro confronto das oitavas, e possui boas chances de avançar também.
O desempenho do Athletico Paranaense em jogos fora de casa
No que se refere a duelos como visitante, as estatísticas também são favoráveis ao Furacão. Ainda de acordo com o OGOL, até então o time realizou 25 duelos fora da Arena da Baixada e teve 13 vitórias, seis empates e seis derrotas. Um aproveitamento excelente de 60%. Além disso, marcou 35 vezes e sofreu 23.
O único torneio em que a equipe tem uma queda de rendimento é justamente no Brasileirão, o que explica o fato deestar apenas na nona colocação e não mais acima. Foram 11 jogos fora de casa na competição de pontos corridos até aqui e, nelas, o Athletico venceu quatro, empatou três e perdeu outras 4. Com isso, o aproveitamento cai para 51%.
Perspectivas para a reta final
Sabe-se que o clube paranaense possui chances de ir longe em dois torneios. Aliás, caso não tenha problemas com seu atual técnico, o uruguaio Martín Varini, e consiga segurar as pontas no Brasileirão, pode dar prioridade aos campeonatos de mata-mata sem correr riscos, uma estratégia que muitos no Brasil utilizam.
Lembrando que, na Sul-Americana, o próximo duelo do Athletico contra o Belgrano será na quinta (22 de agosto), às 21h30, no Estádio Mario Alberto Kempes. Enquanto isso, na Copa do Brasil, o time ainda terá que esperar o sorteio acontecer na terça-feira (20) para conhecer o seu próximo oponente.