Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Conheça os maiores goleadores da história do Criciúma

Conheça os maiores goleadores da história do Criciúma

Publicado em:

Última atualização:

Com menos de 80 anos de fundação, o Criciúma Esporte Clube é relativamente novo – principalmente se comparado a clubes centenários como Flamengo, Santos e outros. No entanto, o time de Santa Catarina tem o carinho de uma grande torcida e muitas histórias de conquistas para contar.

Entre os maiores artilheiros do Criciúma, nomes como o de Vanderlei Mior, Zé Carlos e Souza se destacam. Já na atual temporada do time, a artilharia do Tigre tem apenas um nome: o meio-campista Matheusinho.

Confira a seguir um pouco da história dos ídolos do passado e do presente do time catarinense:

Os maiores artilheiros da história do Criciúma

Vanderlei Mior

Falar no maior marcador de gols do Criciúma Esporte Clube é falar em Vanderlei João Mior. O ex-atacante atuou no Tigre por menos de dez anos, entre 1985 e 1992, mas deixou seu nome gravado na história do clube.  Em sua primeira temporada, o atleta marcou cinco gols nos 37 jogos que disputou. 

Ano após ano, os torcedores viram esse número crescer. Em 1992, quando deixou o clube para jogar no México, Vanderlei havia participado de mais de 430 partidas pelo time, balançando a rede dos adversários 84 vezes. 

Vanderlei também foi importante para a conquista da Copa do Brasil em 1991, além de estar presente quando o time se sagrou campeão estadual em 1986, 1989, 1990 e 1991. Quase 35 anos se passaram desde que Mior, hoje com 62 anos, saiu do Criciúma, mas, ainda assim, ele é um dos maiores ídolos da torcida carvoeira.

Soares

Em agosto de 2020, os torcedores deram adeus a um dos maiores artilheiros do Criciúma: José Carlos Soares. Acompanhando de perto os passos de Vanderlei Mior, Soares marcou 82 gols nos seis anos em que vestiu a camisa do carvoeiro. 

O ex-atacante também esteve presente na conquista do título de campeão da Copa do Brasil de 1991, além de ter sido tetracampeão Catarinense nos anos de 1989, 1990, 1991 e 1993.

Zé Carlos

Ídolo para uns, memória agridoce para outros, Zé Carlos teve três passagens pelo Tigre. A primeira foi em 2012, quando se tornou ídolo da torcida. Depois, em 2014, ele voltou, mas não teve o melhor desempenho. Por fim, em 2018, disputou mais 29 jogos com um resultado mediano.  Ao todo, somadas todas as suas atuações pelo carvoeiro, o atacante marcou 67 gols.

Matheusinho, o atual artilheiro

A segunda rodada do Campeonato Brasileiro está apenas começando, mas o meia Matheusinho, de 26 anos, já tem o título de artilheiro do Criciúma no Brasileirão. Até o momento, ele já balançou a rede do adversário cinco vezes. 

O camisa 17 joga no time catarinense desde abril de 2024 e disputou 13 jogos pelo Tigre no Brasileirão. Curiosamente, dos seus cinco gols, dois foram com a perna esquerda, e outros dois com a direita; o outro que fecha a conta foi de cabeça. E todos eles foram de fora da área. 

No entanto, o atacante Yannick Bolasie segue Matheusinho de perto na lista dos maiores artilheiros do Criciúma nesta temporada. Com quatro gols marcados, ele ainda pode alcançar e até superar a marca do companheiro de equipe.