A fase atual do Botafogo é de fazer inveja aos rivais. Depois de bater na trave e quase conquistar o título nacional, o clube passou por reformulações em 2024 que tornaram o elenco favorito em todas as competições que disputa, como o Campeonato Brasileiro e também a Libertadores. Parte desse sucesso se deve à boa atuação dos jogadores do Botafogo em 2024, que mudaram a cara do time.
Quem são os jogadores mais importantes do Botafogo em 2024?
Apesar do apelido ‘Estrela Solitária’, o Botafogo em 2024 não tem um talento individual que brilha mais que os outros. É o coletivo que garante a melhor colocação nos campeonatos. Vários jogadores fazem do Glorioso o melhor elenco da temporada.
No entanto, a atuação de alguns atletas se destacam, principalmente no ataque. São eles:
Tiquinho Soares
Tiquinho é o principal nome do setor ofensivo do Botafogo em 2024. São oito gols em 33 partidas, além de oito assistências, de acordo com o site de estatísticas Transfermarkt.
O atacante, inclusive, é o artilheiro do clube no Brasileirão, com quatro gols.
Júnior Santos
O protagonista do Botafogo na temporada é Júnior Santos. Com nove gols, o atacante é o artilheiro da Libertadores, desbancando nomes como Paulinho, do Atlético-MG, e Pedro, do Flamengo.
Na temporada, segundo o Transfermarkt, Júnior Santos acumula 41 jogos e 18 tentos, além de quatro assistências. É decisivo e não perde nenhuma chance de converter jogadas em gol.
Luiz Henrique
Outro grande nome do Glorioso em 2024 é o ponta Luiz Henrique. Balançou as redes sete vezes, além de dar quatro passes em 34 partidas entre os torneios.
Elenco completo de jogadores do Botafogo em 2024
O elenco do Botafogo é formado por atletas brasileiros e estrangeiros entre as mais diferentes posições. O português Artur Jorge é o atual treinador, no cargo desde 5 de abril de 2024, escolha de John Textor para substituir Tiago Nunes.
Então, estes são os jogadores do Glorioso:
- Goleiros: Gatito Fernández, John Victor, Lucas Barreto e Raul;
- Laterais: Damián Suárez, Hugo, Cuiabano, Mateo Ponte, Fernando Marçal e Rafael Pereira;
- Zagueiros: Alexander Barboza, Philipe Sampaio, Bastos, Lucas Mezenga, Lucas Halter, Luís Segóvia, Jefferson Maciel e Pablo;
- Meias: Danilo Barbosa, Carlos Eduardo, Gregore, Kauê, Óscar Romero, Marlon Rodrigues, Patrick de Paula, Allan, Tchê Tchê e Thiago Almada;
- Atacantes: Luiz Henrique, Gustavo Sauer, Júnior Santos, Jeffinho, Matheus Nascimento, Jefferson Savarino, Tiquinho Soares, Yarlen, Fabiano, Igor Jesus, Carlos Alberto e Matheus Martins.
Expectativa para a temporada
O Botafogo levantou o caneco da Taça Rio no começo do ano ao bater o Boavista na final. Até o fim da temporada, o clube tem a chance de soltar o grito de campeão mais duas vezes: no Brasileirão e na Libertadores. É importante ressaltar que o time da Estrela Solitária é candidato ao título em ambas as competições.
No Campeonato Brasileiro, o Glorioso está confiante em levar o troféu para casa depois de perder para o Palmeiras em 2023. O elenco tem feito o seu melhor trabalho nos últimos anos, com intensidade dentro de campo, principalmente com um ataque que funciona e leva perigo, e uma defesa sólida. O grupo se mantém com folga na liderança, mas vê Fortaleza, Flamengo e o Palmeiras como ameaças.
Além disso, o Botafogo tem surpreendido na Libertadores. Fez uma fase de grupos tranquila, com seis vitórias, um empate e duas derrotas, enquanto nas oitavas de final venceu o Palmeiras na primeira partida, no Nilton Santos, por 2 a 1. É certo dizer que há a possibilidade de conquistar a taça pela primeira vez.
Na Copa do Brasil, entretanto, o time perdeu para o Bahia nas oitavas e está eliminado.