Início » Futebol » Perspectivas de títulos para o Palmeiras em 2024

Perspectivas de títulos para o Palmeiras em 2024

Publicado em:

Última atualização:

Com as perspectivas de títulos para o Palmeiras em 2024 em risco, o time viveu fase conturbada com a torcida após ser eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo por saldo de gols. Além disso, a equipe sofreu com mais uma eliminação importante: dessa vez, para o Botafogo, na Libertadores da América.

No entanto, o alviverde imponente, que começou o ano como favorito em quase todas as competições, venceu seis dos últimos sete jogos no Campeonato Brasileiro, e promete brigar pelo título que lhe restou até o final do ano.

Continue a leitura e veja quais as chances de títulos do Palmeiras no Brasileirão, bem como uma retrospectiva do ano de 2024 do Verdão em todas as competições das quais participou.

Começo do Palmeiras em 2024

Dado como grande favorito a pelo menos dois títulos (Campeonato Paulista e Supercopa Rei), o Palmeiras era também uma das equipes cotadas para vencer todas as outras competições nacionais e internacionais. No entanto, não foi bem o que aconteceu.

Campeonato Paulista

O Palmeiras começou o ano de 2024 com altos e baixos. Isso porque, no primeiro jogo do Campeonato Paulista, o time empatou com o Novorizontino por 1 a 1, mas depois embalou numa sequência de três vitórias na competição.

A derrota não abalou a equipe de Abel Ferreira, favorita ao título. O Palmeiras levantou a taça do Paulistão por saldo de gols, perdendo por 1 a 0 para o Santos no jogo de ida e ganhando por 2 a 1 na volta.

Desafios pós-Paulistão: Supercopa Rei

Após a conquista do Paulistão, o Palmeiras passou por uma série de desafios, começando pela Supercopa Rei (antiga Supercopa do Brasil). O alviverde perdeu para o São Paulo por 4 a 2 na disputa de pênaltis e viu seu rival conquistar o primeiro título do campeonato.

A Supercopa Rei é um jogo único anual entre os campeões do Campeonato Brasileiro (Palmeiras) e da Copa do Brasil (São Paulo) do ano anterior.

Palmeiras e as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores

O Palmeiras se viu, depois de muito tempo, competindo em apenas um torneio no ano. A equipe, que era uma das grandes favoritas a levantar mais um troféu da Copa do Brasil e da Libertadores, sofreu com eliminações ainda nas oitavas de final nos dois campeonatos.

No caso da Copa do Brasil, o grande vilão foi o Flamengo. Apesar de ter um resultado positivo para o Verdão no jogo de volta, vencendo os cariocas por 1 a 0, o placar não foi suficiente para reverter o resultado da ida, quando o Palmeiras perdeu por 2 a 0.

Já na Libertadores da América, outro time carioca eliminou o Palmeiras, mas dessa vez foi o Botafogo. No jogo de ida, o Fogo venceu o Alviverde por 2 a 1. Na volta, os paulistas se recuperaram em um 2 a 2, levando o confronto para a disputa de pênaltis. Entretanto, a equipe do empresário John Textor foi melhor nas cobranças e avançou para as quartas de final.

Campeonato Brasileiro

Embora tenha começado o Campeonato Brasileiro com algumas irregularidades, tendo resultados preocupantes contra Internacional (derrota), Flamengo e São Paulo (empate), o Palmeiras se recuperou logo após a eliminação na Copa do Brasil.

Isso porque, nos últimos jogos do Alviverde, o time da Barra Funda ganhou seis das sete partidas, empatando uma delas. Veja a seguir:

  • Palmeiras 2 x 1 São Paulo
  • Palmeiras 5 x 0 Cuiabá
  • Athletico-PR 0 x 2 Palmeiras
  • Palmeiras 5 x 0 Criciúma
  • Vasco da Gama 0 x 1 Palmeiras
  • Palmeiras 2 x 1 Atlético Mineiro
  • Bragantino 0 x 0 Palmeiras

O que esperar do Palmeiras em 2024

Com o desafio do Campeonato Brasileiro pela frente, o Palmeiras pode manter vivas as perspectivas de títulos em 2024, mas deve tomar cuidado com os adversários que tem pela frente. O time, que é o atual segundo colocado na competição, com 55 pontos, não pode tropeçar principalmente contra o líder Botafogo (60 pontos) e o terceiro colocado Fortaleza (55 pontos).

Por isso, o alviverde ainda tem a oportunidade de reverter a situação e levantar aquela que seria a taça do Tricampeonato Brasileiro. Entretanto, o desempenho nas próximas partidas e a cabeça fria de Abel Ferreira serão determinantes para o final da temporada.