Início » Futebol » Perspectivas para o Vasco em 2024: o que esperar do clube na temporada

Perspectivas para o Vasco em 2024: o que esperar do clube na temporada

Publicado em:

Última atualização:

Os últimos anos foram difíceis para o Vasco. O elenco foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2020, retornou em 2022 e, desde então, tem segurado as pontas para se manter na elite. Em 2024, o clube se permite sonhar com uma vaga na Libertadores ou a conquista de um troféu enquanto disputa o Brasileirão e a Copa do Brasil. Então, confira quais são as perspectivas para o Vasco em 2024.

O time não teve um bom início de temporada. No Campeonato Carioca, o Gigante da Colina assegurou o terceiro lugar na classificação da primeira fase com 22 pontos. Na semifinal, perdeu para o Nova Iguaçu.

Quais são as perspectivas para o Vasco em 2024?

Em 2024, o Vasco disputa o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Não é candidato ao título em nenhuma das competições, mas pode surpreender. Rafael Paiva, o novo treinador do clube, impôs o seu sistema tático e estilo de jogo e, até agora, tem dado cedo.

O time carioca tem se dado bem com a formação mais ofensiva, destaque para Philippe Coutinho, Payet e Vegetti, artilheiro no Brasileirão. O Vasco é uma equipe que tem posse de bola e que propõe o jogo durante os 90 minutos.

Na Copa do Brasil, entretanto, o Vasco vai muito bem. Eliminou o Marcílio Dias na primeira fase, passou do Água Santa segunda e derrotou o favorito Fortaleza na terceira etapa. Despachou o Atlético Goianiense nas oitavas de final e, agora, aguarda o sorteio da CBF para saber quem terá pela frente nas quartas de final.

Com 22 rodadas já realizadas no Brasileirão, o time de São Januário ocupa a décima posição com 27 pontos, com oito vitórias, três empatar e dez derrotas entre o turno e returno. O Vasco apresenta uma campanha regular. Se compararmos com o ano passado, por exemplo, o elenco não foi bem, já que logo no início do campeonato completou dez partidas seguidas sem vencer.

Para sonhar com o título brasileiro, o Gigante da Colina não pode perder nenhum compromisso, além de torcer contra Botafogo, Fortaleza, Flamengo e Palmeiras. Mas, se a taça está distante, o time pode concentrar as suas expectativas em brigar pela vaga até a Libertadores ou, quem sabe, a Copa Sul-Americana de 2025.

Quem é o atual técnico do Vasco?

Com a demissão do português Álvaro Pacheco, o novo treinador do Vasco é o interino Rafael Paiva. O profissional de 39 anos assumiu o comando da equipe principal em 22 de junho, no duelo contra o São Paulo, em São Januário, pelo Brasileirão.

Rafael adquiriu experiência nas categorias de base. Venceu o Campeonato Carioca e Recopa Carioca em 2021 com o time sub-17 do Vasco. Em janeiro de 2024, substituiu William Batista no sub-20.

Antes de dirigir à base do Gigante da Colina, Rafael trabalhou como técnico do sub-17 no Palmeiras até 2022, vencendo duas vezes a Copa do Brasil na categoria, bem como dois títulos do Brasileirão, duas Supercopa do Brasil e o Campeonato Paulista.

Soma 13 partidas à frente do grupo profissional do Vasco, com sete vitórias — incluindo um clássico contra o Fluminense —, três empates e três derrotas.