Subir da segunda para a primeira divisão de um campeonato nacional é sempre uma tarefa complicada. Por mais que o momento também seja de festa por o clube estar na divisão de elite, o processo requer uma adaptação e, muitas vezes, o time recebe um choque de realidade quando enfrenta oponentes mais fortes. E isso certamente devia estar incluído nas perspectivas do Criciúma em 2024. Afinal, após 24 rodadas, os catarinenses se encontram próximos do rebaixamento.
Leia o texto a seguir para conhecer melhor o Criciúma e o seu elenco. Além disso, confira como foi a trajetória do Tigre em outros torneios até agora.
O elenco da equipe
Segundo o Transfermarkt, o plantel do clube catarinense conta com 27 atletas ao todo. São eles:
- Goleiro: Matheus Teixeira, Gustavo, Allison;
- Zagueiro: Tobias Figueiredo, Wilker Ángel, Erick Garcia, Rodrigo, Maia;
- Laterais: Miguel Trauco, Marcelo Hermes, Guilherme, Claudinho, Jonathan;
- Meias: Meritão, Ronald, Barreto, Newton, Eliedson, Matheusinho, Marquinhos Gabriel, Felipe Mateus;
- Atacantes: Arthur Caíke, Yannick Bolasie, Eduardo Melo, Allano, João Carlos, Felipe Vizeu.
O técnico atual é Cláudio Tencati. Ele é um dos poucos no Brasileirão que ainda não foi demitido e, aliás, é um dos que está há mais tempo no comando de uma equipe no país, exercendo o cargo desde 2021.
Análise do time nas competições que disputou
Por acabar de retornar da Série, a principal perspectiva do Criciúma em 2024 sempre foi brigar para permanecer na elite do futebol nacional. Até então, o clube se encontra na 15ª colocação do campeonato, com 24 pontos em 20 partidas. Dessa forma, ao menos por enquanto, o objetivo inicial está sendo cumprido.
Já no que se refere ao campeonato estadual, vale lembrar que o Tigre é atual bicampeão do torneio e conquistou o título em cima do Brusque na final deste ano. Ou seja, é o melhor resultado possível que a torcida poderia querer.
Por fim, na Copa do Brasil, os catarinenses acabaram por ser derrotados ainda na terceira fase do evento. O resultado, sem dúvidas, é ruim, mas o oponente do outro lado era ninguém menos que o Bahia. Logo, embora perder jamais seja algo positivo, é mais do que justificável essa eliminação.
As perspectivas para o Criciúma nesta reta final
Com apenas um torneio agora para disputar no ano, o clube pode, ao final, ter uma temporada bem-sucedida caso não seja rebaixado de novo. A partir daí, na sua segunda temporada na elite, em 2025, provavelmente faria novos investimentos e teria ambições maiores, algo que é comum em todas as ligas do planeta.
Além disso, vale destacar que as perspectivas para o Criciúma nesta reta final são positivas. Isso porque, por mais que a equipe esteja perto do rebaixamento, tem 2 jogos a menos que a primeira na degola: o Corinthians. Sendo assim, caso pontue o máximo possível, dificilmente veremos o tricolor do Heriberto Hülse indo para a Série B.
Lembrando que, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a chance de queda do time até a última rodada era de 15,4%, a sexta maior.