Quem já teve ídolos como Pelé, Pepe e Neymar em campo, está acostumado a celebrar vitórias. No entanto, os últimos anos não têm sido os melhores para os torcedores do Santos, afinal, o time terminou a temporada de 2023 sendo rebaixado pela primeira vez em seus mais de 110 anos de história.
Contudo, o impacto da série B para o Santos vai além da saída da elite do futebol brasileiro.
Na verdade, os problemas do Peixe começaram ainda pelo desempenho sofrível no Campeonato Paulista, no qual terminou em 12º lugar. Somando-se à atuação ruim na temporada passada, que culminou com o rebaixamento do Santos, o time do litoral paulista também ficou de fora da Copa do Brasil.
Veja como isso pode impactar o time ao longo de 2024. A seguir, algumas das consequências e desafios do Santos na Série B.
O maior impacto da Série B no Santos foi financeiro
Mais do que a “vergonha” de deixar a elite do futebol, o maior problema do rebaixamento do Santos foi a crise financeira decorrente da queda. Isso porque uma boa parte da receita dos clubes vem das cotas televisivas, ou seja, dos direitos de transmissão dos jogos. Assim, fora da Copa do Brasil, sem nenhuma competição internacional na agenda e disputando a Série B, o Santos ficou basicamente sem espaço na televisão.
Outra fonte de renda de um time de futebol é a venda de ingressos. Isso não seria um problema para o Peixe se ele não tivesse uma atuação em campo tão reduzida nesta temporada.
Somando as disputas pelo Paulistão e pela Série B do Campeonato Brasileiro, o clube tem somente 50 partidas garantidas em 2024: 12 do estadual e outras 38 da Série B. A “sorte” é que o Santos fez uma boa campanha no Campeonato Paulista, chegando até a final e acrescentando quatro partidas a esta conta. Mas, ainda assim, é muito pouco perto da média de 68 partidas jogadas nos últimos anos.
Por fim, o impacto financeiro do rebaixamento para a Série B no Santos está na parte de patrocínios e publicidade. E aqui a conta é simples: menos partidas em campo, menos exposição da marca. Se a marca aparece menos, ela paga menos, certo? Assim, o time também viu alguns de seus parceiros comerciais darem adeus às placas no campo e emblemas no uniforme.
O desafio de retornar à elite do Brasil
Após amargar um ano na Série B, o Santos se esforça para retomar o seu lugar na elite do futebol brasileiro, e vem demonstrando garra na missão. Atualmente, o time do litoral está em primeiro lugar na tabela. Uma vez que os quatro primeiros sobem para a Série A, basta o Peixe manter a regularidade para garantir a vaga de volta.
Porém, se além do retorno o Santos também quiser garantir uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil, precisará se esforçar um pouco mais. Isso porque ele está apenas um ponto à frente do Novorizontino.
O sistema da Série B este ano é o de pontos corridos, com turno e returno. Portanto, o clube precisa manter a liderança e vencer o torneio.