Início » Tênis » Veja quais são os torneios Grand Slam de tênis

Veja quais são os torneios Grand Slam de tênis

Publicado em:

Última atualização:

Após um período intenso de torneios e dos Jogos Olímpicos de Paris, ainda não há descanso para o mundo do tênis. Isso porque no final de agosto começa o quarto e último Grand Slam do ano. Por ordem de realização, os torneios Grand Slam são: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. 

Um Grand Slam, também chamado de major, é um dos principais torneios do calendário competitivo do tênis. Eles se destacam por serem mais longos que os eventos do ITF, por exemplo. Além disso, eles também somam mais pontos para os rankings ATP (no masculino) e WTA (no feminino). Por fim, o valor das premiações deste tipo de campeonato também é bem mais significativo.

Cada um dos Grand Slam também tem suas especificidades, principalmente em relação ao tipo de piso da quadra. Isso exige que o atleta, apesar de sua preferência por um determinado tipo de solo, tenha diferentes habilidades para competir no mesmo nível na grama, no saibro ou no piso duro.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um destes torneios:

Quais são os Grand Slam de tênis

Australian Open

Também conhecido como Aberto da Austrália, este é o primeiro Grand Slam do ano. Os tenistas se enfrentam em quadras de borracha sintética. Realizado entre meados de janeiro e fevereiro, o Australian Open aconteceu pela primeira vez em 1905. No entanto, somente a partir de 1922 é que as mulheres puderam competir no torneio. 

Se em seus primeiros anos o piso de borracha era uma novidade no circuito, hoje o Aberto da Austrália conta com um complexo dedicado à sua organização – o que compensa sua localização geográfica. Aqueles que ganham na Austrália embolsam 4,2 milhões de dólares australianos em premiações, além de somarem mais dois mil pontos em seus rankings.

Número dois do mundo, o tenista Novak Djokovic é o maior campeão do torneio, com 10 títulos ao todo; enquanto Jannik Sinner, considerado o melhor do mundo pelo ranking da ATP, é o atual vencedor. 

Roland Garros

Entre os meses de maio e junho é a vez dos olhares dos fanáticos por tênis se voltarem para Paris, em um dos Grand Slam mais charmosos da temporada. Roland Garros também é um dos torneios mais conhecidos pelos brasileiros, uma vez que foi em suas quadras que o tenista Gustavo Kuerten se sagrou campeão três vezes – em 1997, 2000 e 2001.

O campeonato foi criado em 1981, mas era restrito a atletas franceses. Somente em 1925 ele se tornou um evento internacional. Ele é o único Grand Slam disputado no saibro, muito embora esse tipo de piso seja um dos mais comuns no tênis.

A premiação do evento parisiense é de aproximadamente dois milhões de euros divididos entre os vencedores, além de mil pontos nos rankings. Carlos Alcaraz é o atual vencedor de Roland Garros, que tem em outro espanhol seu maior vencedor: Rafael Nadal.

Wimbledon

Realizado entre junho e julho desde 1874 em Londres, Wimbledon é um dos torneios mais respeitados e glamourosos do mundo do tênis. Ainda hoje o uniforme branco é obrigatório no evento. Foi na grama de Wimbledon que a brasileira Maria Esther Bueno reinou, ganhando o título de campeã três vezes, em 1959, 1960 e 1964. 

Inclusive, assim como apenas Roland Garros é disputado no saibro, apenas em Wimbledon os atletas se enfrentam na grama. Os vencedores dividem um prêmio de cerca de dois milhões de libras esterlinas, além de somarem mais dois mil pontos em seus rankings. 

Roger Federer tem o título de maior campeão do torneio britânico, com oito taças. Enquanto isso, o número 1 e o 2 do ranking da ATP, ou seja, Alcaraz e Djokovic, se enfrentaram na final de 2024, com o espanhol sagrando-se bicampeão do Grand Slam. 

US Open

Também chamado de Aberto dos Estados Unidos, é o evento que fecha o circuito dos Grand Slam. Ele acontece entre o final de agosto e o início de setembro, distribuindo cerca de  3,85 milhões de dólares em prêmios e mais dois mil pontos aos seus vencedores.

Disputado desde 1881, é o segundo torneio mais antigo do mundo e, assim como no Aberto da Austrália, também utiliza o piso duro em suas partidas. Nadal Djokovic venceu o torneio de 2023, mas Pete Sampras é o maior campeão do US Open até o momento.