Nascida no Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro de 1995, Gabriele Santos realizou seu sonho e o da família ao representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, na modalidade de salto triplo. Entretanto, a jornada da atleta não foi fácil e contou com o sacrifício dos pais para poder viver do esporte.
Em primeiro lugar, Gabriele Santos começou a se destacar no atletismo aos 9 anos. Dessa forma, os professores de educação física viram o potencial da criança e a incentivaram a participar de um projeto social que acontecia perto da sua escola. Nesse sentido, o esporte serviu como ponto de escape da realidade em que vivia. Em outras palavras, o atletismo abriu uma porta para que Gabriele pudesse correr do cenário de violência do bairro em que cresceu.
Do mesmo modo, seus pais tiveram papel essencial para que ela pudesse seguir essa trajetória. Vinda de família pobre, os pais não mediram esforços para que Gabriele tivesse condições de participar dos torneios de atletismo.
Apesar de todas as dificuldades, os primeiros resultados aconteceram e Gabriele Santos passou a empilhar vitórias nas competições regionais que participava.
Conquistas de Gabriele Santos no esporte
Gabriele Santos começou a representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Atletismo, em 2012, na cidade de Mendoza, Argentina. Como resultado, a atleta conseguiu o segundo lugar no salto triplo e levou o ouro no salto em distância.
Logo depois, no ano seguinte, foram três as participações internacionais. No Campeonato Sul-Americano de Atletismo de 2013, em Cartagena, Colômbia, ficou em quinto lugar competindo no salto triplo e não subiu ao pódio. Porém, nos outros dois, ficou com a prata, competindo também pelo salto triplo. Assim, Gabriele Santos foi medalhista no Campeonato Pan-Americano Júnior de Atletismo e no Campeonato Sul-Americano Júnior.
Em 2014, começou a representar o Brasil em torneios de nível mundial e, nos Estados Unidos, competiu no Campeonato Mundial Júnior de Atletismo, ficando na 13ª colocação no salto triplo.
A partir de 2019, a atleta brasileira iniciou a sua carreira no profissional. Ou seja, encerrou sua participação nos torneios júnior de atletismo e passou para a categoria principal. Confira os principais resultados da atleta:
- 2019: bronze no Campeonato Sul-Americano de Atletismo em Lima, Peru
- 2021: bronze no Campeonato Sul-Americano de Atletismo em Cochabamba, Bolívia
- 2022: ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Indoor em Cochabamba, Bolívia
- 2022: ouro nos Jogos Sul-Americanos de Atletismo em Assunção, Paraguai
- 2023: ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo em São Paulo
- 2023: quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Chile
- 2024: ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Indoor em Cochabamba, Bolívia
- 2024: ouro no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em Cuiabá
Sua melhor marca no salto triplo é a de 14,17m.
Olimpíadas 2024
Nos Jogos de Paris, Gabriele Santos conseguiu sua primeira convocação para participar de uma olimpíada. Entretanto, a atleta não conseguiu repetir os bons resultados dos últimos torneios e não se classificou para disputar a final. Gabriele terminou a competição na 26ª colocação, com 13 metros e 63 centímetros no salto triplo.