Início » NFL » Guia da NFL: veja as posições do futebol americano

Guia da NFL: veja as posições do futebol americano

Publicado em:

Última atualização:

A volta da NFL está cada vez mais próxima! Com isso, muitos amantes de esportes procuram entender mais sobre a liga e as principais regras do esporte. Um dos principais questionamentos é relacionado às posições do esporte: como se distribuem os jogadores em campo e as posições do futebol americano?

Antes de entender cada função dos atletas das equipes, é essencial saber como as partidas são jogadas. Um clube vai com 53 atletas, somando titulares e reservas, para os confrontos. Pode não parecer, mas cada um cumpre um papel essencial para as estratégias e estilo de jogo exigido. Sendo um confronto de invasão, o principal objetivo é levar a bola até o campo adversário, marcando um touchdown.

Em campo são 22 jogadores, 11 para cada lado. A principal diferença para o futebol como conhecemos normalmente são que cada plantel tem dois times: um para atacar e outro para defender.

Quando uma equipe parte para o ataque, buscando levar a bola na zona adversária, o técnico coloca em campo os seus 11 jogadores do “ataque”. Consequentemente, a que defende posiciona os seus jogadores do “time de defesa”. Após entender isso, acompanhe a leitura do artigo para ver mais sobre as posições do futebol americano e o que cada função faz para o rodar do jogo.

As posições do futebol americano no time de ataque

No time de ataque de cada clube, os esportistas são separados em 11 posições da NFL. São elas:

Quarterback

Entre as posições do futebol americano, é definitivamente a mais importante de todo o esporte. Para quem joga na área, sua função é a de pensar o jogo e na criação de jogadas na totalidade. Com a bola nas mãos, ele precisa decidir para quem passar para a velocidade e continuidade da partida, que gira ao redor deles.

Além disso, o esportista precisa conhecer todas as jogadas planejadas pelo técnico, o qual se comunica diretamente por meio de um fone de ouvido para repassar para os demais jogadores. Vale destacar que há também uma preparação física especial para lançamentos longos e uma boa mira para acertar a bola onde quiser. Entre os grandes destaques na posição, Patrick Mahomes, Lamar Jackson, Aaron Rodgers e Tom Brady são alguns dos nomes famosos na função.

Full-back

Sendo uma posição do futebol americano raramente utilizada nas ligas atuais, é ele quem fica um pouco mais distante no campo para a retaguarda do QB. Com esse jogador em campo, os atacantes do fundo de campo ganham mais impulso.

Seus deveres são divididos entre correr com a bola e bloquear o adversário para que o quarterback faça suas jogadas de passe ou entregue a bola para o running back em movimentações para corrida

Running back

Se alinhando ao backfield do campo, os jogadores dessa posição do futebol americano são os que executam as corridas vindo por trás do quarterback. Normalmente, os atletas nessa função precisam ter mais velocidade e vigor físico, já que eles atravessam todo o campo com a bola em mãos.

Em diferentes táticas, pode haver um, dois, ou até mais, esportistas como o running back no campo durante a jogada. Isso depende diretamente da formação do ataque. 

Wide receivers

Eles são aqueles que precisam vencer o defensor na corrida antes de receber a bola. Sendo peça-chave para o funcionamento do esporte em si, são eles que desencadeiam o touchdown por estarem na endzone ao pegar a bola enviada do quarterback. Alguns jogadores nessa posição do futebol americano são conhecidos por conta de sua velocidade para achar espaços livres em campo. Entretanto, outros podem ter a fama de não deixar cair passes e facilitar a vida do time.

Tight-end

São atletas que fazem um pouco de tudo no time de ataque. Correm, recebem passes, bloqueiam. Nessa posição do futebol americano, o jogador precisa ser versátil e ter o corpo atlético, pois tudo na sua função vai depender do que o time vai precisar para a jogada.

Right tackle e left tackle

A mesma função existe nos dois lados, um na direita e outro na esquerda. Ainda assim, é preciso destacar que o left tackle tem uma importância maior entre as posições do futebol americano. Isso porque é ele que teoricamente protege o lado cego do quarterback, já que a maioria deles são destros. Sendo assim, quando o QB é canhoto, o right tackle começa a ter mais destaque.

Left guard e right guard

São responsáveis por conter outros jogadores pesados que vêm da defesa e dar tempo para o quarterback executar a jogada de forma clara e como pensada pelo técnico. Quanto mais tempo eles conseguem proteger o QB, maior a chance de o passe ser concluído sem problemas.

Center

É quem dá o snap para o quarterback, misturando o estilo de jogo com a bola e sem ela.

As posições do futebol americano no time de defesa

Com também 11 jogadores no time de defesa, acompanhe as posições do futebol americano que tentam conter o ataque do adversário:

Right e left defensive end

Estes são os esportistas que têm a posição da NFL de tentar derrubar o quarterback e fazê-lo errar seu passe. Normalmente ficam nas pontas das linhas defensivas do campo. São esses os jogadores do futebol americano que querem vencer os left e right tackles do time ofensivo adversário para chegar até a bola e realizar um sack. 

Right e left defensive tackle

Normalmente batalham contra os guards no momento em que a jogada começa em busca de parar o ataque adversário. Nessa posição do futebol americano, as principais tarefas são vencer bloqueios e incomodar o quarterback adversário. Vale destacar que não é necessário ter um corpo atlético para estar nessa função.

Linebacker

É a posição com mais variações na NFL dentre os times ofensivos e da defesa. São jogadores que ocupam o centro do campo defensivo, mas têm tarefas diferentes. No geral, as funções são separadas em middle linebacker, que cobre o meio do campo, o weekside linebacker, que é o mais veloz dos três e ajuda a localizar a linha do passe. E, por último, o strong side linebacker, que se alinha contra o TE.

Right e left cornerback

São os defensores que protegem os corredores laterais do campo, batalhando normalmente com WR. Para essa posição no futebol americano, é preciso contar com características de velocidade e agilidade, além de uma boa noção de jogo para tentar prever o que o QB adversário está pensando. Vale destacar que, em uma partida tradicional, dois cornerbacks estão sempre em campo e se alinharão contra os receptores do outro time.

Strong e free safety

Esses jogadores protegem o fundo do campo contra o passe. Dessa forma, eles sempre estão em dupla para ser uma última barreira contra o adversário. O strong safety fica mais perto da endzone, como um “guarda baú”. Enquanto isso, o free safety tem mais liberdade de movimentação para ficar numa zona mais distante do final da quadra e proteger sua entrada do rival. 

O time de especialistas e as suas posições no futebol americano

Além do time de ataque e de defesa, há uma terceira opção entre aqueles que jogam o esporte. A equipe de especialistas é aquela que entra em campo em jogadas que envolvem chutes. As posições do futebol americano nessa situação são:

Holder

Sendo normalmente o mesmo atleta do centro, é ele que se posiciona com a bola no chão para o kicker chutar. Entre as posições do futebol americano, essa se mostra diferente, pois qualquer jogador pode ser encaixado nela. Vale destacar que não existe um específico para essa função. Ou seja, ela não tem uma atribuição/tarefa especial em que somente ela possa fazer, como as citadas acima.

Kicker

Nas posições no futebol americano, ele é o responsável por chutar os field goals e os extra-points. São extremamente necessários para jogadas mais simples, nas quais o ponto precisa ser mais garantido para a equipe. 

Long snapper

O jogador nessa posição no futebol americano tem como principal tarefa a de lançar a bola diretamente para o holder ou para o punter num movimento parecido com o snap. Sendo assim, ele auxilia na tarefa dos field goals.

Punter

Nas posições no futebol americano, ele é o segundo chutador de um time e também o responsável por chutar os punts após receber a bola do long snapper.