Zico deixou sua marca em cada equipe que passou. O “Galinho de Quintino” conquistou o coração dos torcedores do Flamengo ao colocar o clube carioca no mais alto patamar do futebol, com taças importantes e atuações de tirar o fôlego. O meia também fez história pela Europa e até jogou Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Mas você sabe quantos títulos o Zico tem na carreira como atleta e treinador?
Quantos títulos Zico tem como jogador de futebol na carreira?
O garoto de Quintino, subúrbio do Rio de Janeiro, conquistou o mundo com suas habilidades. Zico defendeu o Flamengo por anos, mas também soma participações na Europa e no Japão. Para completar, se aventurou como treinador em equipes e seleções. Certamente, o profissional tem troféus e boas memórias dentro e fora dos gramados.
Mas é hora de falar sobre quantos títulos Zico tem na carreira. Então confira o histórico do meia em cada um dos clubes em que atuou e como foi a participação do Galinho.
Flamengo
Zico foi descoberto pelo radialista Celso Garcia. De acordo com o site oficial do jogador, ele foi indicado ao Flamengo pelo jornalista. Era baixinho e franzino, mas, com o auxílio de vitaminas e musculação, alcançou sua melhor forma física. O meia soma duas passagens pelo clube carioca: de 1971 a 1983, e depois entre 1985 e 1989.
Na primeira, o jogador conquistou seis títulos do Campeonato Carioca (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 – em edição especial – e 1981), três edições do Brasileirão (1980, 1982 e 1983), a Libertadores e o Mundial de Clubes (ambos em 1981).
Zico foi essencial na vitória da Libertadores e Mundial em 81. No torneio sul-americano, o craque marcou os dois gols da vitória no confronto de ida pela final contra o Cobreloa, do Chile. Na volta, a performance de gala assegurou o título ao rubro-negro. Para fechar com chave de ouro, Zico foi eleito o artilheiro da competição, com 11 gols, e o melhor jogador do campeonato pela Conmebol.
Na segunda passagem, ele faturou a Copa União (1987), um Campeonato Carioca (1986) e um Brasileirão (1987). Assim, é evidente que o atleta se despediu do Flamengo com status de ídolo.
Udinese
Depois de brilhar no Flamengo, o Galinho de Quintino aceitou o convite para jogar na Udinese, da Itália, em 1983. Ele fez sucesso na terra do macarrão devido à sua maestria em gols de faltas. Apesar do bom desempenho, Zico não levantou nenhum troféu no continente europeu, mas teve 57 gols, sendo 17 de faltas, de acordo com o site oficial do jogador.
Kashima Antlers
Em 1991, depois da segunda passagem pelo Flamengo, Zico viajou ao Japão para assinar com o Kashima Antlers. Lá, ele não apenas conquistou a taça da Liga Japonesa em 1993, como também influenciou o crescimento e o desenvolvimento do futebol no país.
Zico é uma figura importante na história do esporte no Japão. Apesar de não ter ganhado muitos títulos, ele tem um lugar especial no hall de ídolos pela dedicação ao futebol, dentro e fora dos gramados.
Quantos títulos Zico tem na carreira pela Seleção Brasileira
Além de brilhar em clubes profissionais, Zico também escreveu seu nome na história da Seleção Brasileira. O meia vestiu a amarelinha de 1976 a 1989, ao lado de Roberto Dinamite, Falcão, Éder, Júnior, Sócrates e Serginho Chulapa.
Ele disputou três Copas do Mundo, em 1978, 1982 e 1986, mas o mais longe que chegou foi em 1978, ao perder na segunda fase e brigar pela medalha de bronze com a Itália. Não ganhou nenhum campeonato oficial, mas saiu vitorioso em amistosos. Em 1976, conquistou a Taça do Atlântico, o Superclássico das Américas, Taça Oswaldo Cruz, Torneio Bicentenário dos Estados Unidos e a Copa Rio Branco.
Já em 1981, garantiu a Taça Brasil-Inglaterra, amistoso entre as seleções realizado no Wembley.
Títulos de Zico como treinador
Quando pendurou as chuteiras, Zico decidiu tentar carreira como treinador de futebol. Afinal, ele tinha experiência e o conhecimento necessário para comandar outros jogadores e, claro, dar instruções na beira do gramado. Por incrível que pareça, o Galinho nunca treinou o Flamengo, mas passou por equipes japonesas, europeias e até times nacionais.
Em seu currículo, ele soma passagens pelas seleções do Japão, Iraque e como coordenador técnico da Seleção Brasileira. Em clubes, dirigiu o Fenerbahçe, Bunyodkor, CSKA Moscow, Olympiacos, Al-Gharafa e Goa.
Então acompanhe quantos títulos Zico tem na carreira como técnico.
Seleção do Japão
Entre 2002 e 2006, o ídolo do Flamengo comandou a Seleção do Japão. Lá, conquistou a Copa da Ásia em 2004, ao derrotar a China na final.
Fenerbahçe
Depois de adquirir experiência no Japão, Zico transferiu-se para o Fenerbahçe, da Turquia, onde permaneceu de 2006 até 2008. Faturou os títulos do Campeonato Turco em 2007 e a Supercopa da Turquia em 2008.
Bunyodkor
Zico também trabalhou no Bunyodkor, no Uzbequistão, por um ano. Em 2008, foi vencedor do Campeonato Uzbeque de Futebol e da Copa do Uzbequistão. Por fim, em 2009, despediu-se do clube.
CSKA Moscou
Na Rússia, Zico comandou o tradicional CSKA Moscou em 2009. Naquele mesmo ano, venceu a Copa da Rússia e a Supercopa da Rússia, em um elenco recheado de astros.