Sendo fundado em 1937, a história do Atlético-GO é cercada por simbologias e momentos de destaque. O clube de Goiânia foi o primeiro time da cidade e logo mostrou sua força ao vencer os primeiros campeonatos estaduais que disputou.
Entretanto, não é só de momentos de glória que vive o time, com rebaixamos e abandono de seu estádio, a equipe precisou contar com a ajuda e paixão de seu torcedor para voltar à elite do futebol nacional. Atualmente, o clube está na série A do brasileirão na 18ª posição do torneio. Das sete partidas disputadas até aqui, somente uma vitória e um empate.
Com 87 anos de formação, o time é hoje um dos principais do Brasil e tem quase 1 milhão de torcedores, ficando no 23º lugar entre as equipes nacionais e atrás apenas do Vila Nova em seu estado.
Saiba a seguir mais sobre a história do Atlético-GO, maiores conquistas, inspirações e momento atual da equipe.
Os primeiros passos da história do Atlético-GO
A história do Atlético-GO começa em 02 de abril de 1937. É nesse momento que jovens idealistas se reuniram no Bairro de Campinas decididos a fundar o primeiro clube da cidade de Goiânia. Grandes times do Brasil, como o Flamengo e o São Paulo, inspiraram suas cores.
Dessa maneira, camisas e meiões rubro-negros listrados horizontalmente e short branco compuseram originalmente o uniforme do clube, em homenagem ao CRF. Já o escudo seguiu a estruturação do modelo adotado pelo tricolor paulista, com um coração de cinco pontas com as iniciais da equipe na parte superior.
Em seus primeiros anos profissionais, o Atlético já mostrou sua força no estado ao ganhar seus primeiros títulos estaduais. Só nos anos 40, foram três taças, em 1944, 1947 e 1949. Além do pioneirismo em ser o primeiro campeão Estadual da cidade de Goiânia, o elenco também abriu as portas ao ganhar o torneio de forma invicta.
Vale destacar que o Dragão também foi o primeiro time goiano a dar projeção e revelar um grande jogador para o Futebol Nacional e seus grandes centros, sendo ele “Washington da Silva”, também conhecido como “O Goiano”. Além do atleta que foi para o Corinthians, a equipe também revelou o craque Dido e o Pedro Tocafundo.
Nas principais curiosidades da história do Atlético-GO, é válido ressaltar que foi o primeiro clube do país a ter um estádio próprio. O conhecido Antônio Accioly celebra as partidas do time desde os anos 30. Por isso, para muitos torcedores, o abandono do espaço no início do Século XXI foi o pior momento para o Dragão.
Títulos conquistados
Além de conquistar três campeonatos estaduais na década de 40, o Atlético-GO levantou grandes taças ao longo de sua história. Atualmente, o clube tem 17 campeonatos estaduais, é bicampeão da série C e também tem a taça da segunda divisão, quando venceu o torneio em 2016.
Além disso, o Dragão foi o primeiro clube do estado de Goiás a vencer uma competição a nível nacional, sendo ele o Torneio da Integração Nacional, realizado em 1971. Nessa conquista, o time precisou vencer a Ponte Preta, que tinha sido vice-campeã paulista no ano anterior. A competição envolveu 16 times de 10 estados diferentes e, entre eles, os dois maiores rivais do Atlético-GO: Goiás e Vila Nova.
Os anos recentes do Dragão
Para muitos, a história do Atlético-GO está em seus melhores capítulos nesse momento. Desde 2017 o clube vem disputando a elite do futebol brasileiro. Quando a equipe cai, normalmente o time é visto como um dos favoritos a subir e voltar para a série A.
Além disso, 2018 marca um ano ainda mais especial para o torcedor campineiro devido ao retorno do Estádio Antônio Accioly como casa do Dragão. Após meses de trabalho intenso de torcedores e investimento da gestão em reabrir ao público, logo em sua estreia o time conseguiu sair com a vitória. Na partida, foi 1 a 0 sobre o Coritiba, com gol de Renato Kayzer.
Desde 2020 a equipe vem buscando revitalizar a sua marca e ter sua própria identidade perante ao futebol nacional. Sendo assim, a diretoria buscou criar uma síntese gráfica de toda a história do Atlético-GO em seu novo escudo, utilizado desde então.
Vale ressaltar que as temporadas de 2020 e 2021 foram as de melhor campanha do clube desde a sua fundação. No ano de pandemia a equipe terminou na 13º posição e venceu grandes equipes como Flamengo, Santos, São Paulo, Fluminense e Grêmio, conquistando assim 50 pontos durante as 38 rodadas.
Fora o bom desempenho na Série A, o clube ainda foi campeão estadual e fez campanha histórica na CONMEBOL Sul-Americana, fechando a fase de grupos de forma invicta com 10 pontos em seis partidas. Em 2021, o Dragão conseguiu se sair ainda melhor no Brasileirão ao acumular 53 pontos e terminar na 9º posição da liga.